Notícia

Orçamento público municipal é tema de curso realizado na Câmara

Diversos servidores do Legislativo, da Prefeitura e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) participaram, na última semana, do curso “Orçamento Público Municipal”, no Plenarinho da Casa de Leis. As atividades tiveram início com a palestra “Introdução aos conceitos de planejamento e orçamento municipais” no Auditório “Edna Nogueira” da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, na tarde da última segunda-feira (17), com a presença de diversas autoridades.

Ministrado pelo Professor Doutor Silvio Aparecido Crepaldi, o curso teve o objetivo de introduzir conceitos e práticas de planejamento municipal, estratégias de articulação entre planejamento e orçamento, bem como oferecer subsídios para elaboração, monitoramento e controle do processo orçamentário com participação popular. “É um conhecimento importante para podermos levar aos munícipes e, cada vez mais, cuidarmos da nossa cidade com mais carinho, afinco e muito mais vontade de fazer o correto”, afirmou o presidente da Escola do Legislativo (EL), vereador Rafael de Angeli (PSDB). Para a vereadora Thainara Faria (PT), a palestra “nos prepara, dá uma base para podermos lidar com o orçamento de forma mais efetiva e eficiente, e para os vereadores é, sem dúvida, uma grande arma para que possamos aprovar o orçamento municipal de forma consciente”.

A parceria entre Legislativo e Executivo para a realização do curso surgiu no início do ano, após uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Juliana Picoli Agatte. “A peça orçamentária é fundamental no município. É importante que todos tenham acesso a essas informações e entendam a peça orçamentária. O curso é voltado para auxiliar a todos, inclusive vereadores, para quando formos votar o orçamento”, explicou Yashuda. Juliana entende que todos os que participam do processo de elaboração do orçamento devem ter acesso aos conceitos básicos. “É uma primeira iniciativa da Secretaria e da Prefeitura, em conjunto com a Câmara e a Escola do Legislativo, para alinharmos conceitos e conseguirmos trabalhar de forma mais integrada.” De acordo com o palestrante, servidores, gestores, vereadores e membros de escolas legislativas devem conhecer o funcionamento do processo orçamentário para saberem o que contemplar em um orçamento. “Devem entender as metas, eficiência, eficácia e efetividade do emprego do dinheiro público em prol da comunidade.”

Também estiveram presentes na palestra os vereadores Elias Chediek (PMDB), José Carlos Porsani (PSDB), Roger Mendes (PP), Zé Luiz (PPS), Toninho do Mel (PT) e Lucas Grecco (PSB), os secretários municipais Teresa Cristina Telarolli (Cultura), coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Eliana Honain (Saúde) e Maria Eloisa Velosa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social), o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), Wellington Cyro de Almeida Leite, o diretor administrativo e financeiro do DAAE, Marcos Robinson Isidoro da Silva, o gerente de resíduos especiais, Marcos Scalize, e os coordenadores executivos Juliana Zaccaro (Guarda Civil Municipal), Fabiana Virgílio (Acervos e Patrimônio Histórico), Heber Cândido Pereira (Indústria e Tecnologia), Amanda Vizoná (Políticas Públicas para Mulheres) e Luiz Fernando Andrade (Políticas de Igualdade Racial), e a assessora de políticas LGBT, Filipe Brunelli.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter