top of page

Notícia

Projeto de Lei sobre transparência na vacinação, do vereador Rafael de Angeli, é aprovado

  • Foto do escritor: Rafael de Angeli
    Rafael de Angeli
  • 3 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Câmara Municipal de Araraquara aprovou a lei por unanimidade em Sessão Ordinária nesta terça-feira, 2 de março.

ree

Foi aprovado, na Sessão Ordinária de terça-feira (2), da Câmara Municipal de Araraquara, realizada via teleconferência, o projeto de autoria do vereador Rafael de Angeli - PSDB (Projeto de Lei nº 30/2021), que torna obrigatória, no município, a divulgação de informações relativas às pessoas vacinadas contra a Covid-19. As informações são as iniciais do nome, o número do cartão do SUS parcialmente exibido, local onde foi feita a imunização, função exercida e local de trabalho da pessoa vacinada, além de lote da vacina. A finalidade da proposta é dar transparência, principalmente nas primeiras fases de imunização contra a Covid-19, que deve ser feita aos grupos prioritários.


A proposta já havia entrado para discussão na Sessão do dia 16 de fevereiro, porém teve sua votação adiada para estudos e avaliações. Foram aprovadas também quatro emendas ao projeto, tornando semanal a necessidade da publicação, e não diária, como no texto original; iniciando a relação desde o primeiro vacinado na cidade de Araraquara; ocultando parte do número do cartão do SUS e outra, vetando a divulgação da informação pessoal atinente ao código CID (Classificação Internacional de Doenças), em caso de pessoas com doenças crônicas. O projeto agora será encaminhado ao Poder Executivo, onde o prefeito pode aprová-lo integralmente ou vetar parte dele ou totalmente.


À pessoa que for vacinada em desacordo com as priorizações estabelecidas nos planos nacional, estadual e municipal de vacinação ou imunização, será aplicada multa na ordem de 10 (dez) Unidades Fiscais Municipais, atualmente equivalente a R$ 576,80, sem prejuízo de outras medidas e responsabilizações, sendo indispensável o respeito aos princípios e garantias fundamentais.


Angeli se mostrou muito contente pelo projeto ter sido aprovado por unanimidade e acredita que a transparência é fundamental em qualquer ação política:


"Não é nem pelo valor da multa, mas pela consciência. Se tivéssemos vacinas para todos, a lei nem precisaria ser feita, mas infelizmente não é a nossa realidade. Em todo o país, estamos vendo, diariamente, denúncias de que pessoas, que não fazem parte da linha de frente, estão sendo vacinadas. Através dessa iniciativa, Araraquara estará se antecipando e mostrando à sua população que estamos preocupados em garantir a correta vacinação, que tem sido a grande esperança dos munícipes contra esse vírus que tem causado muitas mortes e desencadeado tantas outras doenças físicas e mentais em todo o mundo", explica o parlamentar.


03/03/2021

2 comentários


Cris Rossi
Cris Rossi
18 de mai. de 2021

Lamentável vereador Rafael os profissionais tem que ter prioridade nas vacinas!

Curtir

fatimagrigoni
03 de mar. de 2021

Boa noite Rafael, o que está faltando aos postos de vacinaçào.como o SESA, fazer idoso sem andar, falar, tem que levar a sua cadeira de rodas e adentrar no posto para tomar a primeira dose, com 81 anos de idade, pq não foram até o carro vaciná-la???

Curtir

   2017-2025 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • X
bottom of page