Notícia

Provocações encerram Semana do Jovem Empreendedor


“O dinamismo jovem na cultura empreendedora” foi o tema da palestra de Sérgio de Azevedo Fonseca que encerrou a Semana do Jovem Empreendedor no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na noite de sexta-feira (4).  O professor fez diversas provocações durante sua fala. “No Brasil, temos dois tipos de empreendedorismo: por necessidade ou por oportunidade. Grande parte desse universo de empreendedorismo por necessidade não sobrevive ao segundo ano do negócio. A nossa cultura empreendedora é por necessidade”, afirmou. “O jovem no Brasil é formado para se tornar empregado e não para criar o seu próprio negócio”, completou. Finalizando, lembrou que “é necessário um melhor aproveitamento da energia do jovem para a criação no ambiente de trabalho”.


Presente no debate, o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) destacou que “poderíamos falar que a inovação é uma maneira de criar coisas novas, mas ela vem de uma necessidade da sociedade, do mercado. Muitas vezes, 90% das ideias não prosperam por falhas na organização ou por falta de orientação. O mundo que nos espera é de concorrência e competitividade, e a inovação é uma ferramenta muito importante nesse aspecto. Tudo tem que passar por transformação”. Também participante da discussão, o representante da Juventude do PSDB, Nathan Lorenzetti, entende que “essas iniciativas podem nos ajudar a fazer política.


O empreendedorismo hoje é fundamental, é a ação de modificar o mundo com a economia”. Para o vereador Roger Mendes (PP), “a Semana foi bastante produtiva, pude acompanhar dois dias, e parabenizo o vereador Rafael de Angeli pela iniciativa e organização do evento”. “Tudo foi muito importante e produtivo. A necessidade de inovar é a principal marca do nosso século. As respostas partem de ideias, e nosso objetivo foi discutir os principais desafios que o jovem enfrenta ao empreender”, declarou o vereador Rafael de Angeli (PSDB), autor da iniciativa que incluiu e instituiu a Semana no Calendário Oficial de Eventos do Município.


A Semana Municipal do Jovem Empreendedor tem o objetivo de refletir sobre a atividade e as perspectivas do empreendedorismo em Araraquara. O projeto foi apresentado por Angeli na primeira Sessão Ordinária da atual Legislatura e aprovada por unanimidade ainda em janeiro.


Segundo o parlamentar, o jovem empreendedor traz ideias que geram emprego e renovam o espaço em que vivemos. “Isso é essencial para o desenvolvimento de nossa cidade. É importante que continuemos a transformar nosso espaço social e que as pessoas que não têm acesso a tais práticas sintam-se encorajadas a realizar o sonho de empreender”, declarou o parlamentar na ocasião.

Sobre o palestrante

Sérgio de Azevedo Fonseca é professor do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus de Araraquara. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre e doutor em Administração pela USP. Ministra as disciplinas de Gestão de Suprimentos na Administração Pública, Planejamento e Avaliação dos Investimentos Públicos, Políticas Públicas para o Desenvolvimento Local, e Tópicos Especiais em Administração Pública: temas do desenvolvimento local.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter