Rafael de Angeli propõe acompanhante garantido para mulheres durante exames médicos sob sedação
- Lucas Feltrin
- 4 de jun.
- 1 min de leitura
Medida do vereador pode oferecer suporte emocional e maior segurança às pacientes durante procedimentos médicos.

Assegurar protocolos que preservem a dignidade e o bem-estar de mulheres durante e após a realização de exames com sedação, permitindo a presença de acompanhantes às pacientes para esses procedimentos. Com esse objetivo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli, enviou o Requerimento nº 815/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre o assunto.
O parlamentar questiona se atualmente existe alguma regulamentação municipal que garanta a presença de acompanhante para mulheres durante exames médicos sob sedação e, caso não exista, pergunta se há possibilidade de implementação dessa medida.
No documento, Angeli também solicita informações sobre o impacto administrativo e orçamentário da adoção desse protocolo e sobre a existência de uma previsão de adequação da rede pública de saúde para permitir essa assistência às pacientes.
"Alguns exames médicos, como a colonoscopia, exigem sedação e afetam temporariamente a consciência e a capacidade de locomoção da paciente, colocando-a em uma situação de vulnerabilidade. Assim, a presença de um acompanhante pode garantir maior segurança, assistência imediata e suporte emocional à mulher submetida a esses procedimentos", justifica o vereador.
4/6/2025
Seria ótimo!
Parabéns vereador Rafael, realmente fazer certos exames em que ficamos inconsciente e vulnerável,pra nós mulheres,falo por mim, dá medo e insegurança.