Notícia

Vai ter novo lockdown em Araraquara?

Quais as regras para termos lockdown em nossa cidade?

Imagem: Reprodução/ACidade ON Araraquara

Primeiramente é importante entender os dados que apontam a situação da pandemia na cidade. Os dois principais são referentes à porcentagem de positivados em relação à quantidade de testes realizados, divididos em dois grupos: Geral (todas as pessoas que realizaram testes na cidade) e outro apenas contando os Sintomáticos (apenas as pessoas que procuraram o sistema de saúde com sintomas e realizaram o teste).


👉 O que tem que acontecer para entrarmos em lockdown?


De acordo com o último decreto da Prefeitura, as porcentagens não podem ultrapassar um certo número durante os períodos pré-definidos, são eles:


  • Geral: 20%

  • Sintomáticos: 30%

  • Período: 3 dias consecutivos ou 5 dias alternados em um prazo de 7 dias.


Exemplos: se pelo menos uma das porcentagens ultrapassar esse limite em uma segunda, terça e quarta-feira, o lockdown acontecerá (primeira regra do período pré-definido), ou então durante a mesma semana, se a porcentagem ultrapassar no domingo, terça, quarta, sexta e sábado, também haverá lockdown (segunda regra).


👉 O que são os "Estados de Alerta"?


Também é essencial entender os três estados de alerta que a Prefeitura definiu para a cidade de acordo com o nível da porcentagem de positivados. São eles:


  1. 🔵 Estado Normal: as porcentagens não atingiram e não estão próximas do limite para o lockdown;

  2. 🟠 Estado de Alerta: as porcentagens não atingiram o limite para o possível lockdown, mas pelo menos uma delas está muito próxima;

  3. 🔴 Estado de Alerta Máximo: pelo menos uma das porcentagens ultrapassou o limite máximo estabelecido pela Prefeitura para o possível lockdown.


👉 Como será o lockdown?


Caso os limites sejam ultrapassados no período estipulado, a abertura das atividades econômicas será suspensa no município para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.



09/06/2021