Notícia

Vereador destaca importância do aleitamento materno em palestra na Gota de Leite


Durante a tarde de quinta-feira (17), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) participou da palestra "Aleitamento Materno e Prematuridade", realizada pela médica Ester Malheiro na Maternidade Gota de Leite. O evento teve como objetivo orientar enfermeiras e profissionais da saúde a respeito dos cuidados necessários às mães quando ainda estão na maternidade após o parto. Um dos destaques do seminário foi a importância da amamentação e como o incentivo por parte dos profissionais é fundamental para motivar a mãe a não desistir. “O ato de mamar é instintivo, porém precisa ser aprendido pelo bebê que ainda não tem coordenação motora para manter a cabeça na mesma posição. Por isso, é fundamental que a mãe seja orientada sobre a melhor maneira de ordenhar o leite. Além disso, é um processo difícil, muitas vezes dói a mama, sangra, e o direcionamento do profissional pode fazer com que a genitora prolongue o tempo de amamentação, tão importante para a saúde do recém-nascido", explicou Malheiro. Angeli foi convidado devido a sua autoria do projeto que institui o Dia Municipal de Doação do Leite Humano em Araraquara, a ser comemorado em data internacional, no sábado (19). Durante a ocasião, o parlamentar explicou a finalidade de sua proposição que visa ao fomento da amamentação.  “Conforme a doutora Esther explicitou, o leite materno é um alimento muito importante para o desenvolvimento do bebê e, junto à Gota de Leite, pudemos perceber que muitas mães não amamentam durante o período adequado devido à falta de orientação. Por isso, é tão importante que a pauta seja destaque no legislativo”, disse o vereador.

Sobre o projeto

A ideia foi incentivar a doação de leite humano ao posto de coleta da Gota de Leite, maternidade da cidade. A doação é um gesto simples, que pode ser realizado, potencialmente, por qualquer mulher que esteja amamentando, contanto que seja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação.

Como doar

O leite que chega ao Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite é destinado às crianças da UTI Neonatal da Gota e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros e os que estão abaixo do peso e não sugam as mamas voluntariamente. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto antes de ser ofertado a uma criança. A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, nº 1.610, no Centro. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.

   2020 © Rafael de Angeli. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter