top of page

Notícia

Araraquara volta a receber voos comerciais

Vereador Rafael de Angeli participou da cerimônia do voo inaugural

Após cinco anos, o Aeroporto Estadual “Bartholomeu de Gusmão”, em Araraquara, voltou a receber voos comerciais da Azul Linhas Aéreas. O voo inaugural aconteceu na manhã desta terça-feira (17), com partida de Viracopos, em Campinas, trazendo diversas autoridades. A chegada em Araraquara, às 9h30, foi batizada com jatos de água.

Inicialmente, os voos entre as duas cidades acontecem quatro vezes por semana, sempre às terças, quintas, sábados e domingos, com partida de Campinas para Araraquara às 9h30. As decolagens no caminho inverso acontecem às 10h45. Após a certificação do aeroporto para operações noturnas, os voos passarão a ser diários, com saída de Araraquara às 5h45 e retorno às 22h50.


O assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, destacou que a empresa “não está ligando apenas Araraquara a Campinas, e sim toda a região a mais de 60 destinos no Brasil e fora do País.” Ele ainda apontou para os valores atraentes das tarifas, com opções a partir de R$ 50,00, sendo o valor médio estimado em R$ 180,00. “Viemos para ficar”, afirmou.


O retorno da Azul para a cidade integra o programa estadual "São Paulo para Todos", que concedeu redução na alíquota do imposto sobre querosene de 25% para 12%, tendo como contrapartida o investimento das empresas aéreas no fomento da aviação no interior e no litoral do estado de São Paulo. Representando o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, Luís Sobrinho traçou um paralelo entre a história do Brasil e o desenvolvimento dos meios de transporte, ressaltando que após os portos, as ferrovias e as rodovias, hoje, “os aeroportos são o centro de distribuição e desenvolvimento econômico de qualquer município do Brasil”.


O superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Antônio de Oliveira Claret, e o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Otaviano, foram representados pelo diretor de Operações Aeroportuárias, Álvaro Cardoso Júnior.


História


O Aeroporto Estadual de Araraquara foi inaugurado na década de 1930. Nos anos 1970, o local ganhou um terminal de passageiros e a pista foi pavimentada e ampliada pelo Daesp. O último período em que o aeroporto recebeu voos comerciais foi entre 2013 e 2014, também com viagens pela Azul Linhas Aéreas entre Araraquara e Campinas, após uma ampla reforma que expandiu o terminal de passageiros de 210 m² para 1,6 mil m².

Edna Martins e os vereadores Jéferson Yashuda, Rafael de Angeli e José Carlos Porsani
Edna Martins e os vereadores Jéferson Yashuda, Rafael de Angeli e José Carlos Porsani

A volta dos voos foi anunciada em abril, em evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do vereador Rafael de Angeli e de outras autoridades locais. “Nunca achei normal que um aeroporto que recebeu tamanho investimento ficasse desativado. Há muitas capitais no Brasil que não têm esta estrutura”, disse o prefeito Edinho Silva, para quem o retorno dos voos presta um relevante serviço à comunidade, além de fomentar o desenvolvimento econômico e transformar Araraquara em um grande polo de investimento.


Veja mais fotos aqui

bottom of page