Notícia

Associação de moradores do Jardim Santa Luzia pede ajuda para solução de problemas no bairro

Vereador Rafael de Angeli foi chamado para conhecer a região e encaminhar pedidos para atendimento das reivindicações.


Diretores da Associação dos Moradores do Jardim Santa Luzia chamaram o vereador Rafael de Angeli (PSDB), para reivindicar, por meio do parlamentar, alguns serviços no bairro, localizado entre o Jardim Indaiá II e o Serra Azul. Edwar Martins Schravinato, presidente da entidade, e Azuleide Martins, diretora, levaram o parlamentar para uma caminhada pelo bairro, apresentando a ele problemas em alguns pontos e demonstrando a necessidade de melhorias em outros.


Na parte mais baixa do bairro, na Rua José Maria Bellini, junto ao trecho inicial do curso do córrego do Tanquinho, há uma lagoa de contenção das águas das chuvas totalmente tomada por vegetação. A preocupação dos moradores é se isto não poderia interferir na função do dispositivo, que é conter a água das chuvas e liberá-la lentamente, para que não desague imediatamente no córrego, podendo causar uma série de problemas ambientais. Ao lado desta lagoa tem uma área verde, que está sem portão. Isso permite que algumas pessoas, infelizmente, despejem entulho e lixo no local. Do outro lado da lagoa, um pouco acima, já na região baixa do Jardim Indaiá, além de não ter a lagoa de contenção, há uma saída de água das chuvas sem um dissipador de energia ou de fluxo de água. Isso pode causar problemas quando ocorrer uma chuva forte, considerando que na região havia uma grande erosão, que exigiu grande investimento para recuperação do lugar.



Já na parte alta do bairro, os moradores pedem que seja concretada uma passagem no canteiro central das ruas Luiz Sotratti e Lázaro Mendes Ferreira, para travessia segura das famílias e crianças que se dirigem à Escola de Ensino Fundamental e ao CER próximos dali. Segurança também é o motivo de outro pedido; redutores de velocidade próximos a esta passagem, nas duas vias, para garantir uma travessia segura, já que os veículos trafegam em alta velocidade pelo local, favorecidos pela pista larga e com pavimentação recente.


Problemas também foram relatados sobre o transporte coletivo, que não circula pelo bairro. Os moradores reivindicam este serviço, para facilitar a vida daqueles que dependem do transporte coletivo. Já em outro trecho do bairro, na Rua dos Gráficos, o problema é com o desgaste do asfalto, causado pela constante passagem de água, já que não há bueiros na parte alta. Em três pontos do bairro é possível observar este problema. A solução seria a colocação de canaletas para a passagem destas águas.

Todos os problemas apresentados pelos moradores, ao vereador Rafael de Angeli, foram relatados em Indicações distintas (2983, 3399, 3579, 3580, 3581, 3582, 3583 e 3584/2021), encaminhadas pelo parlamentar, ao Executivo, pedindo resolução para todos eles.


"Estamos articulando uma agenda com algumas secretarias municipais, relacionadas às reivindicações, para que os secretários participem de uma reunião com estes moradores e apontem o que é possível ser feito para resolver os problemas e possivelmente atender os pedidos", concluiu.


31/8/2021