top of page

Notícia

Novos canais de denúncias para queimadas em Araraquara

Fruto de indicação do vereador Rafael de Angeli, desde de setembro de 2019, os números recebem chamadas originadas de telefones celulares.

Neste mês, a Prefeitura lançou a campanha contra queimadas urbanas de 2021. Com o slogan "Queimadas e coronavírus: vamos acabar com esse sufoco", a campanha visa a reforçar os perigos das queimadas em meio à pandemia de Covid-19.


O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Defesa Civil (vinculada à Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública) e o Daae, em parceria com a Secretaria de Comunicação. O objetivo é sensibilizar a população em relação aos perigos que as queimadas urbanas podem trazer à saúde pública em meio à pandemia de Covid-19.



Melhorias no disque denúncias


Fruto de indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB), o serviço de denúncias contra queimadas no município passou a receber ligações originadas de celular desde setembro de 2019. Para o parlamentar, a mudança era muito necessária.


"As denúncias tendem a ser feitas quando o cidadão está fora de casa e, hoje em dia, precisamos considerar que a maioria da população tem seu próprio celular e que o número de orelhões no município diminuiu drasticamente. A mudança com certeza terá reflexo positivo na quantidade de denúncias", explicou Angeli em 2019.

Multas


Vale lembrar que a Lei Complementar Municipal nº 816/2011 proíbe a queimada na zona urbana do município e sujeita à multa ambiental o responsável pelo imóvel, ou seja, o proprietário, titular ou possuidor. Após a constatação da queimada, as multas variam de 10 a 5.000 Unidades Fiscais do Município (UFMs), atualmente em R$ 60,29 a unidade. É importante que o denunciante informe o local do sinistro e um endereço de referência para que seja gerada a multa ambiental ao proprietário, responsável pelo imóvel.


Canais de denúncia


Em caso de queimadas, qualquer morador de Araraquara pode fazer denúncias pelos seguintes contatos:


Queimadas urbanas

  • Gerência de Fiscalização e Licenciamento: (16) 3339-5000


Queimadas em área rural

  • Disque Ambiente: 0800 11 3560

  • Polícia Ambiental: (16) 3335-7980

  • Cetesb: (16) 3332-2211


Para conter o fogo, acione imediatamente:

  • 193 - Corpo de Bombeiros


Em casos de dúvidas:

  • 199 - Defesa Civil



12/05/2021

bottom of page